sexta-feira, abril 11, 2014

E A PROMESSA DE MELHORAR, VAI BEM?


Para alguns talvez tenha faltado o adjetivo espiritual após da palavra vida. Por certo daria um sentido melhor, mais completo a idéia que quero desenvolver, Vida Espiritual. Para efeito didático, até que podemos inserir e considerar, mas, na verdade o que temos é vida, e para nós tudo deve ser espiritual, no sentido holístico do ser. Mas vamos ao que de fato me interessa compartilhar nessa reflexão pastoral.
É comum, no início de um novo ano, trabalharmos com nossos sentimentos e atitudes para colocarmos em prática algumas de nossas “promessas” de melhorar em algum aspecto de nossa vida. Sabemos, temos consciência de várias coisas precisam ser feitas, vários aspectos precisam ser melhorados. Possivelmente você começou o ano com muita disposição, determinação, fibra, ideais e idéias novas. A pergunta é: Vai bem sua promessa? Vai bem o seu compromisso? Talvez você tenha admitido que precisa melhorar na leitura da bíblia, na oração, na obediência aos pais, na entrega de dízimos e ofertas, no melhor relacionamento com seus filhos, na frequência à sua Igreja, no uso de seus dons e talentos,na evangelização...enfim, existem muitas áreas que possivelmente passaram por avaliação, reflexão e decisão. E agora?  Promessa de melhorar sua vida vai bem? Por que nossas “promessas” não vão bem?
1.Não vão bem porque fizemos uma avaliação superficial e emocional de nossa situação.
Geralmente nos propomos a mudanças e essas são em cima de uma avaliação muito rápida, ligeira e inconsistente. A avaliação e reconhecimento maduro do erro precedem qualquer mudança que de fato queremos obter.
2.Não vão bem porque não construímos base para desenvolvimento de nosso compromisso.
Queremos mudar e projetamos a mudança, mas e a base dessa mudança. Ela existe. É consistente. Trabalhamos com as mudanças com qual fundamento? Eis a questão.
3.Não vão bem porque somos influenciados pelas circunstâncias e não pelo alvo.
Sentimo-nos influenciados, tocados e decididos em prol da mudança, mas não pelo alvo de nossa vida e sim pelas circunstâncias. A mudança é real e duradoura quando elas acontecem pelo ideal de vida e não pelas circunstâncias.
4.Não vão bem porque nossos compromissos são pessoais e não compromisso com o Reino.
A maioria daquilo que queremos mudar são mudanças pessoais. Não elas sejam ruins e fora de cogitação, não. Podemos considerá-las, mas precisamos fortalecer nosso compromisso com o Reino de Deus em face de tudo que sabemos que precisam passar por transformações.
5. Não vão bem porque durante nossa vida não desenvolvemos bons hábitos de crescimento e amadurecimento.
Vivemos ainda na superficialidade dos hábitos. Não temos ao longo de nossa vida incorporado hábitos que ajudem em nosso desenvolvimento espiritual e pessoal.
6.Não vão bem porque nos avaliamos pelo imediatismo e não pelo duradouro.
Vivemos mais como consumistas de mudanças. Somos imediatistas em nossas decisões. Queremos ver as mudanças logo e nem sempre as coisas acontecem dessa forma. E aí, isso traz frustração e desânimo. A tendência é parar na caminhada em busca de coisas maiores e melhores.
7.Não vão bem porque temos compromisso em crescer para agradar a nós mesmos ou aos outros e não ao Senhor.
Em última análise, vivemos para nós mesmos, para os outros ou nosso alvo é Cristo.
A promessa de melhorar, vai bem ou mal ?
a vida.j � e �� �� r de rosas”. Sempre estão ótimos. É benção pura. É fogo de 180 graus. Nunca choram por dor e sofrimento.  Na verdade, estão corroídos por dentro, mas como são super espirituais, super crentes não podem de modo algum transparecer alguma fraqueza. O que dirão dele? Poderão assim perder força no meio em que vivem.


           Vamos irmãos prosseguir no propósito de nos tornarmos melhores crentes, sendo transformados de glória em glória, mas sempre lembrando e sabendo que não somos, em hipótese alguma, superiores, maiores, mais alcançados do que os outros.






3 comentários:

  1. Gostei do texto isso sérvio para me dar um renovo, e continuar em busca das promessas do Senhor, que muitas vezes nos sabemos quais são e mesmo assim insistimos em permanecer no Será se e isso mesmo pedindo um sinal para Deus confirmar, sendo que os sinal e a resposta já esta revelada que e a palavra de Deus (BIBLIA)

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto isso sérvio para me dar um renovo, e continuar em busca das promessas do Senhor, que muitas vezes nos sabemos quais são e mesmo assim insistimos em permanecer no Será se e isso mesmo pedindo um sinal para Deus confirmar, sendo que os sinal e a resposta já esta revelada que e a palavra de Deus (BIBLIA)

    ResponderExcluir
  3. Estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes, mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu.
    Gostei de tudo o que vi e li.
    Vim também desejar muita paz,saúde e grandes vitórias.
    São os votos do Peregrino E Servo
    Antonio.

    ResponderExcluir