terça-feira, julho 12, 2011

ENTREVISTA DO PR. HUDSON AO PASTOR NEEMIAS LIMA

1 -Há quanto tempo existe a Associação Batista Litorânea Fluminense, quantas Igrejas estão no seu rol e qual a abrangência de sua atuação?

A Associação Batista Litorãnea irá completar no dia 31 de agosto , 53 anos. Começou com 7 Igrejas. Hoje somos 67 Igrejas arroladas organizadas que atuam nos municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arrraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio.
2 - Qual é o maior papel da Igreja cristã?
Estou entendendo que a pergunta se refere a Igreja Cristã Evangélica. Sendo assim , no seu aspecto temporal, a Igreja existe para proclamar o Evangelho, que é a boa nova de Salvação em Jesus Cristo. Não há salvação e vida eterna sem Jesus. O grande papel da Igreja é viver e anunciar essa mensagem.
3 - Na questão social, que tem feito os batistas da região? Há nível de Associação temos um Departamento que atua intermediando para atender pessoas com necessidades de próteses, aparelhos ortopédicos, cadeiras de roda, etc. O diácono Carlos Roberto Marques é o diretor do departamento e tem sido esse articulador. Quanto às Igrejas desenvolvem vários projetos locais oferecendo ajuda emergencial com entrega de cestas básicas, algumas promovem cursos ( bodado, costura, informática). Também promovem trabalhos de encaminhamento através de convênios com casas de recuperação para tratamento de dependentes químicos. Há nível mais abrangentes as Igrejas atrvés do chamado Plano Cooperativo são parceiras com a Convenção Batista Fluminense Convenção Batista Brasileira na manutenção de abrigos, casas de recuperação de dependentes químicos, casas de ampro a crianças e idoso.
4 - Uma questão preocupante atualmente é a chamada Lei da Homofobia, qual é o posicionamento dos batistas?
A PL 122 do jeito que ela se encontra é uma afronta a liberdade de expressão e a liberdade de crença. Nós batistas somos contra todo tipo de preconceito e discriminação ás pessoas, mas entendemos que e xiste uma distãncia enorme entre preconceito e direito de expressão. Somos contra a todo tipo de violência e perseguição, mas somos contra também que alguém seja impedido de expressar sua crença e opinião.
5 - Como o senhor percebe a atual situação dos evangélicos no Brasil?
Os evangélicos estão presentes na sociedade e procurando cumprie a sua missão nesse mundo. Entendo que os evangélicos podem atuar de maneira mais organuzada e articulada que soe uma voz profética coerente, bíblica diante dos desafios da sociedade.
6 - União de política e religião sempre foi uma estrada perigosa. Como pensa os batistas?
A estrada perigosa é a união da política com a Igreja em si mas isso não significa que batistas( pessoas) estejam envolvidos com a política. Precisamos da política, dependemos da política e ela é indispensável para a sociedade. A política em si como arte de administrar é bonita, sadia e necessária. O grande problema não é a política, talve sejam os políticos( nem todos), mas o fermenento ruim parece que tem levedado grande parte da massa. Precisamos de homesn e mulheres conscientes de sus deveres exercendo funções e cargos, não com interesses pessoais e conveni~encias próprias mas para dar um tom de seriedade e justiça.
7 - Considerações finais:
Agradeço o privilégio de poder com essas poucas palavras compartilhar algumas idéias e informações. Aos leitores de seu Blog desejo que o Conhecimento do Senhor seja a pérola de maior valor para todos que entender que conhecer e buscar conhecimento é necessário. Abraço e obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário