terça-feira, julho 12, 2011

FÉ E OBRAS


FÉ E OBRAS

Como vai a nossa Fé? Vai bem? Em paz? Tranquila? Adaptada e acomodada? Produtiva? Prática ou simplesmente contemplativa, abstrata e teórica?
A questão de entendermos a fé, conforme qualifica Tiago é fundamental para uma compreensão completa sobre a fé. Estaria Tiago esvaziando o conteúdo da fé? Estaria ele enaltecendo as obras em contrapartida à fé? Estaria Tiago se opondo a todo ensinando bíblico, principalmente o que Paulo sempre enfatizou sobre a fé? É claro que não, pela simples fato de que na Bíblia não há contradição. O mesmo Deus inspirou Paulo, inspirou Tiago. Portanto como entender as implicações, o relacionamento entre fé e obras? É o que veremos nesta lição.
FÉ E OBRAS, VISTAS POR DOIS ASPECTOS
A primeira coisa importante , útil e esclarecedora é entendermos que tanto Paulo, como Tiago, diziam a mesma coisa. Mas como? Paulo quando dá ênfase a fé, o faz do ponto de vista de Deus. Deus conhece a fé no coração de cada um. Ela é suficiente. Deus conhece aqueles que genuinamente expressam uma fé saudável cristalina e pura. Tiago fala da fé do ponto de vista humano. Nós humanos, sim, precisamos de aspectos que possam evidenciar , comprovar esta fé viva e não morta. Os obras seriam como frutos para que a fé possa ser identificada como sendo verdadeira.
A FÉ, SEM OBRAS É MORTA
Já estudamos anteriormente vários tipos de fé, e aqui aparece uma outra. A fé morta. E se morta é, ela não existe de fato, mas pode existir em conceito de vida. A fé morta. Segundo Tiago é aquela que apenas existe nos lábios. É aquela que alguém apenas diz que tem. "Se alguém disser". É muito fácil pronunciarmos, colocarmos palavras em nossa boca. Aliás, o que não falta, são pessoas que dizem que tem fé. Alguns chegam a dizer que tem muita fé. Tiago diz que fé morta ela não tem proveito. Não tem resultado. É oca. É desprovida de conteúdo. A fé morta é infrutífera. O que ainda dizer que tem fé e não tiver os resultados desta fé? Se não tem resultados, se não tem frutos, é uma fé morta. A fé morta é hipócrita e insensível. Imaginem. Dizermos que temos fé. Vemos alguém necessitado, com fé, desprovido das necessidades básicas da existência e procedermos assim: Vai em paz. Ou seja, vá tranquilo. Poderia alguém com fome, com estômago vazio, sem Ter o que comer, beber e vestir estar tranquilo e em paz?
1)Como podemos no nosso dia a dia evidenciar, mostrar a nossa fé ?
2)Quais as obras em nossa vida que mostram que temos uma viva , genuína em Cristo Jesus?
3)De que maneira o nosso núcleo de comunhão pode fazer para que as boas obras sejam feitas ?
4)Como podemos colocar em prática e vivermos como verdadeiros cristãos?

Um comentário:

  1. Questões interessantes e muito práticas.
    Seja bem-vindo à blogosfera, pastor Hudson. Abração.

    ResponderExcluir