quarta-feira, maio 30, 2012

A CONSCIÊNCIA-


O que é consciência? Esta palavra em nossa língua é usada com diferentes acepções. Ora é empregado no sentido ético, ou seja, para definir aquilo que nos dita o nosso dever moral, nos permitindo fazer ou deixar de fazer, de conformidade com os princípios, normas, costumes e juízos de valor, pelos quais pautamos nossos atos e avaliamos as nossas ações e de nossos semelhantes. Ora é utilizado em sentido estritamente psicológico para caracterizar a tomada de conhecimento da realidade em um momento dado.

A consciência psicológica é simples testemunha das nossas ações, ao passo que a consciência moral é juiz das nossas ações e das alheias. Para Spencer, a consciência moral é simples hábito mental, resultante do costume da educação, do meio social, ou da legislação humana.

Outra questão importante, em minha maneira de ver o assunto é que a prática da consciência, a faculdade de distinguir o bem e o mal não constitui simples produto da existência, mas é também uma capacidade inerente à natureza racional do homem.

Também é preciso dizer que a consciência por si só, não é clarividente e infalível. A experiência mostra que em muitos casos há a falibilidade da consciência. Em toda parte o homem tem a noção do bem e do mal , do direito e do dever e as variações da consciência moral, resultam, não de falta de princípios morais mas da aplicação defeituosa destes, motivados exclusivamente pela influência de causas interiores. É preciso trabalhar com nossa consciência psicológica para que a moral seja exercida saudavelmente.

A consciência precisa em instância maior ser afetada e dirigida pelo Senhor. A Bíblia diz que a verdadeira espiritualidade nos dá um coração puro, boa consciência e fé sincera( II Timóteo 1:3). Portanto, uma boa consciência é resultado da verdadeira espiritualidade.

A consciência é um instrumento de Deus para instruir os homens sobre seus deveres e direitos( Romanos 2:15). Também é um instrumento para que reconheçamos a culpa do pecado. Quando o Espírito Santo atua e trabalha em nós para o convencimento do pecado, não há dúvida de que o campo de atuação é a nossa consciência. Em Atos 2:37, diz que":... e, ouvindo eles isto, compungiram-se, em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? A palavra compungiram, significa que foram tocados o u ser mais profundo e o íntimo recebeu um profundo golpe que chegou ao fundo de suas almas. A consciência "doeu". A consciência psicológica foi afetada. Tomaram consciência da realidade em que estavam e a partir daí a consciência moral se expressou no propósito de exercitar o certo.

Mas é preciso que entendamos que a consciência pode ser contaminada. Pode haver um desvio de consciência. Pode haver uma interferência exterior, através de regras e preceitos defeituosos ou de traumas que venham contaminar a consciência psicológica, impedindo-a de levar o ser humano a uma boa consciência moral. Esta interferência interior, de traumas interiorizados, que passam a ser neuroses, acabam , se não necessariamente desvio de caráter, mas no mínimo inibição de um personalidade mais saudável, porque passa a haver uma conflito em nosso psiquismo onde o Ego, o Id e o Superego, acabam não se entendendo, quando o Superego, que atua como juiz, ou censor não funcionando muito bem e assim o Ego(que é o Ideal), tem dificuldade de ajustar as exigências do Id( contém os impulsos instintuais, agressivos e reprimidos).

Outro aspecto é que a consciência pode ser cauterizada, conforme I Timóteo 4:2. Cauterizar é a ação queimar. É destruir, extirpar. São aqueles que podem "ficar sem consciência". Não a possuem , ou a tem cauterizada. Endurecida. A consciência não funciona. Não está ativa. Inoperante. Não conhece os valores. Não discerne com precisão entre o bem e o mal, e por isso misturam suas atitudes.

A nossa consciência precisa ser iluminada e assim há de ser uma testemunha fiel em nós, resultando em fonte de prazer e de alegria. Cremos além da importância de tratamento do psiquismo, para que o inconsciente se torne consciente através da técnica psicanalítica que é a análise profunda do ser, cremos que o poder de Deus, e a Graça do Senhor, capaz de restaurar, atuam de forma sobrenatural proporcionando ao homem a possibilidade de encontrar o equilíbrio,a forma saudável e construtiva entre a consciência psicológica e a ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário