quarta-feira, maio 30, 2012

TEOLOGIA DA CRUZ




A Igreja existe por causa e em função da cruz de Cristo. A religiosidade humana por mais importante e significativa que possa ser para a vida humana no que tange a sua identificação transcendente, ela se torna oca, vazia sem a Teologia da Cruz.

É nela que a Igreja se firma, se fundamenta e subsiste. A Teologia da cruz é importante porque nela há de forma mística e real ao mesmo tempo a identificação com o sofrimento de Cristo. A Igreja como Corpo de Cristo vive a encarnação do Evangelho num contexto conflitivo. Estamos, mas não somos do mundo. Este contexto conflitivo traz dor e sofrimento. A Cruz é uma mensagem de dor e sofrimento o que é vivenciado pela Igreja.

A Teologia da Cruz tem importância para a Igreja porque nela encontramos o abandono de Deus evidenciado nas palavras sofridas de Jesus: ”Pai, por que me desamparastes?” Na cruz, através desse episódio, ainda que misterioso era a identificação de Jesus com os desamparados na vida.

Jesus experimenta em carne e em espírito a dor do abandono; situação dos que vivem desamparados e marginalizados. A dor do desamparo era a dor de sua missão nesse mundo. “Vim buscar e salvar o que se havia perdido”, disse Jesus. A Teologia da cruz é significativa para a Igreja porque a Igreja vive, trabalha e cumpre a sua missão quando entende , se identifica e busca os desamparados nesse mundo que oprime, maltrata e consome o potencial divino no indivíduo.

A Teologia da cruz é importante para a Igreja porque nela está presente a mensagem terapêutica de Deus, disponível a todos, que é o perdão. Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Mesmo a maior e mais profunda ignorância espiritual e suas conseqüências, precisam do afago e eficácia do perdão. Essa mensagem presente na Teologia realça que o perdão é algo necessário, mesmo não sendo merecedor. O perdão na Cruz é dispensado não no merecimento do infrator, mas em sua necessidade. Perdoa-se porque se precisa do perdão e não porque se merece o perdão. Esse é um aspecto da Teologia da Cruz que a Igreja tem estado longe de compreender e praticar. A Igreja põe em prática essa Teologia quando vive na condição de uma comunidade terapêutica no Reino de Cristo, aplicando de forma eficiente e eficaz, a mistério do perdão revelado na Cruz.

Atrelado a esse aspecto do perdão está presente o conhecimento da Igreja sobre o que é e o que significa a ignorância espiritual. A cruz, nas palavras de Jesus evidencia isso. Muito mais do que a consciência dos fatos, das atitudes é a consciência psicológica e espiritual desses atos. Jesus ensina isso, indo além, ao falar: “porque não sabem o que fazem”. Eles não tinham consciência real daquela participação ignominiosa e de suas conseqüências, mesmo assim precisam da aplicação do perdão, ainda que, repito, não merecendo. Entendemos que a aplicação do perdão abre os horizontes para entendermos que de fato somos e o que de fato cometemos. O perdão além de remover o erro, ao mesmo tempo o faz latente e compreensível em sua maior extensão. A Igreja precisa saber lidar, trabalhar com a ignorância humana quanto à fé e a revelação de Deus. A Igreja trabalha em busca dos que ignoram as coisas do Senhor. Somente quando a Igreja está bem identificada com a Teologia da Cruz é que isso é possível, porque trabalhamos em busca dos que não conhecem as coisas de Deus, o homem natural. Precisam de Deus, mas não conhecem a Deus. Precisam de Deus, mas não reconhecem as coisas de Deus. Precisam de Deus, mas são ignorantes sobre Deus, por isso a mensagem do perdão precisa ser a aplicação inconfundível por quem deseja cumprir a missão terapêutica, no caso a Igreja.

Bendita Teologia da Cruz que nos sustenta em fé, amor e esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário