quinta-feira, fevereiro 06, 2014

FELIZ ÂNIMO NOVO

FELIZ  ÂNIMO NOVO
          Uma palavra que mais se ouve hoje é desânimo. “Encontro-me sem forças, desanimado”. Essa é uma frase muito dita nesse tempo. Se não é a palavra mais pronunciada nesse tempo, provavelmente está entre as mais.
          Talvez você esteja vivendo um momento assim. Falta-lhe animo e motivação. Talvez você seja daquele tipo que acorda de amanhã, sabe tudo que precisa fazer. Tem um planejamento para o seu dia, mas quem sabe vive desanimado para fazer, para executar, mas não tem nem vontade de sai da cama, não sabe por onde começar. Não tem o menor animo para nada? Tudo parece sem graça e precisa de, literalmente, se arrastar para fazer qualquer coisa? Porque tamanha falta de motivação?
          Segundo a psicóloga Mariza Graziela, “o desânimo piora quando não temos a sensação de que seremos bem sucedidos nas tarefas que "precisamos" fazer. Vou explicar melhor: Nosso cérebro é constituído por uma região responsável pelas recompensas. Tudo o que a gente faz e tem boas recompensas teremos vontade de fazer de novo. O inverso também é verdadeiro, tudo os que fizermos que der resultados dolorosos não serão mais impulsionados para atividades iguais ou parecidas. Parece obvio, não? Tudo o que é bom desejaremos mais, o que for ruim nos afastaremos”.
          É preciso reverter essa situação. Quero desejar-lhe um FELIZ ÂNIMO NOVO EM 2014! 
          ÂNIMO vem do Latim ANIMUS, “alma, coragem, desejo, mente”, relacionado a ANIMA, “ser vivo, espírito, coragem, disposição”, derivado do Indo-Europeu ANE-, “assoprar, respirar”, atividade a que os seres vivos costumam se dedicar com afinco. Outros derivados são “animar”, “animoso”, “animado”, “animação”.
          No grego A palavra "ânimo" aqui vem do grego "tharhountes". Significa ser ousado e confiante. Uma palavra do grego muito semelhante é "tharseo". Pode ser traduzida como "tomar coragem" ou "tomar ânimo" que significa "não tenha medo!" ou "coragem!".
          Os estudiosos e pesquisadores na área médica dizem estarem preocupados cada vez mais com o desânimo que toma conta das
pessoas, mas indicam alguns que esse sintoma pode ser importante para diagnosticar outras enfermidades e corrigir estilos de vida.
          É bastante grave também e merecedor de reflexão, avaliação e atitude quando o falta ânimo na vida espiritual e na obra do Senhor. Isso é possível e na vida do crente.
          Jesus mesmo ensinou que em meios as aflições da vida com as quais iremos nos deparar dever ter ânimo (João 16:33).
         Após a morte de Moisés, a recomendação de Deus para Josué foi esta: “Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares”.
          Para 2014 desejo a todos um FELIZ ÂNIMO NOVO. O que isso significa na prática ter um novo ânimo.

1. Estar animado significa ter sempre um coração satisfeito. Não é conformismo, não. É reconhecer a soberania de Deus. Nada acontece sem a permissão divina. Coração as satisfeito é um coração cheio. O nosso Deus nos supre com suas mais excelentes e preciosas bençãos e ter ânimo novo é estar pleno do Senhor.

2. Estar animado significa sempre ter um coração agradecido. Se não gratidão não pode haver ânimo. Pessoas ficam desanimadas porque não aprenderam a exercitar a gratidão uns pelos outros e para com o Criador, nosso Deus eterno. Quando reconhecemos as coisas que acontecem e não ficamos agradecidos bate em nós um enorme desânimo, portanto 2014 precisa haver mais: OBRIGADO!

3. Estar animado é estar com o coração confiante sempre no Senhor. A confiança coloca em nós paz!  A confiança é um combustível extraordinário, indispensável para ter ÂNIMO em nossa caminhada.

Amados, FELIZ ÂNIMO NOVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário