quinta-feira, fevereiro 06, 2014

PONTO ou VÍRGULA

PONTO ou VÍRGULA

          Vou usar aqui algumas informações da nossa língua apenas para iniciar o nosso entendimento sobre a questão que quero compartilhar com o tema em epígrafe.
               Aprendemos que os sinais ortográficos ajudam no desenvolvimento da linguagem e da comunicação, podendo esses sinais serem discretos ou até mesmo mudarem todo sentido de um enunciado. Existem várias regras sobre o uso do ponto (.) e da vírgula (,).
                O ponto final representa então segundo alguns gramáticos a pausa máxima da voz. É o sinal usado para demonstrar o final de um período. Muitos acham desnecessário o uso do sinal. Acham que não há problemas em se esquecer do uso da vírgula ou do ponto. Então ignoram. O ponto indica o fim daquele pensamento, a vírgula apenas para dar uma pausa no assunto e dar continuidade algo intercalado e é claro em outras situações. Vejam alguns exemplos ilustrativos: Não. Espera. Não Espere. Isso Só. Ele resolve. Isso. Só ele resolve. Esse. Juiz. É corrupto. Esse juiz é corrupto.
              Pois bem, quero convidar a você a refletir sobre a sua vida pessoal consigo mesmo, com o próximo e com Deus. Qual o sinal que você tem colocado ou vai colocar em sua vida? É claro que dependendo da circunstância esse sinal pode ser modificado. Quero convidar a você a colocar ponto final ou uma vírgula naquilo que você mesmo está escrevendo a seu respeito. A mais interessante e importante biografia de nossa vida não é aquela que os outros escrevem a nosso respeito, mas aquela que Deus escreve sobre nós. O que temos sido diante Dele, o Senhor.
          Meu amado coloque sempre um ponto final quando se tratar de algum sentimento destrutivo em sua vida. Não vale a pena carregar rancor, amargura, desentendimento. Diante da miséria da cólera, coloque ponto final. Diante das mazelas da vida, coloque ponto final, diante da amargura, coloque ponto final. O ano de 2014 precisa ser um ano do PONTO FINAL das coisas desagradáveis, inúteis e improdutiva diante de Deus e do próximo.
                Mas a vírgula, ela pode ser muito bem vinda no texto que estamos produzindo cada dia. Bem vinda, VÍRGULA, quando usamos e aplicamos o perdão. Sabe por quê? Porque o perdão nunca poderá ser um ponto final em nossa vida. Como assim? É que o perdão deve ser praticado sempre, e sempre entre vírgulas. A vírgula requer explicações, entendimento. Faz parte da regra do uso da vírgula ela ser usada nas expressões explicativas ou corretivas. Façamos nesse ano mais uso da vírgula. Vamos dar continuidade tudo que precisa ser feito e bem feito. Não paremos de fazer o bem. Avancemos com a nossa história em tudo aquilo que produz coisas boas e santas para nós mesmo, para o nosso próximo e para o Senhor. Não pare com o compromissos de orar, de evangelizar, de ser bom crente, grande cooperador, ajudador, servo, amigo, conselheiro, operoso.
                  Ponto final, só para as coisas que desagradam a Deus e muita vírgula para continuarmos agradando o Senhor da obra.

Pr. Hudson Galdino da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário