quinta-feira, fevereiro 06, 2014

PARA QUE SERVEM AS FÉRIAS DO PASTOR ?

PARA QUE SERVEM AS FÉRIAS DO PASTOR ?
Geralmente o início do ano é o período que os pastores tiram férias. Retornando das minhas, resolvi compartilhar o que penso sobre férias e seus desdobramentos com o intuito de trazer à tona uma reflexão sobre o assunto baseado no que penso e no que pratico.
1. Penso que o pastor deve sempre tirar férias.
Há pastores que se gabam de nunca terem tirado férias, ou de estar há muitos anos sem fazê-lo. Como se isso fosse alguma vantagem. Não é. Existem alguns até que sugerem à Igreja receberem férias em dinheiro. Absurdo! Alguns acumulam férias e quando deixam a Igreja querem receber tudo em dinheiro. Absurdo!
Férias é um prêmio, uma concessão que a Igreja dá ao pastor e que este deve aproveitar esse momento depois de um ano de trabalho. Sou da opinião que o pastor que não tira férias deveria perder esse privilégio tido como retroativo ou acumulado. É sempre bom lembrar que não existe vínculo empregatício entre pastor e Igreja.
Particularmente obtenho os trinta dias concedidos pela Igreja ininterruptamente. O meu tipo não se adéqua em tirar 10 dias, ou 15 dias de férias.
2. Penso que o pastor deve sempre que possível harmonizar suas férias com as da esposa e filhos.
Sempre saio de férias no mês de janeiro. Sempre foi o período conveniente devido às férias escolares e por entender que seria bom sair no início do ano e depois então ter todo o ano pela frente para o trabalho. No meu caso, sempre foi bom fisicamente e emocionalmente tirar no início do ano e assim tenho feito. Há muitos anos atrás, aproximadamente uns 15, um líder da Igreja me questionou e queria sugerir que eu saísse de férias em outro período do ano. Alegava que em janeiro a cidade está cheia de pessoas e a Igreja fica lotada de visitantes de outras Igrejas, de outras cidades. Respondi simplesmente que eu não era pastor dos turistas crentes de outras Igrejas. O assunto terminou ali e nunca mais foi cogitado. Há pastores que tiram férias em período em que a esposa está trabalhando ou que os filhos ainda estão estudando
3. Penso que o pastor deve sempre lembrar que não é só ele que precisa de férias. A esposa e filhos também precisam, e até mesmo a Igreja.
Aqueles que estão ao nosso redor precisam que nós tiremos férias. Os que mais sentem são de nossa casa. Mas também a própria Igreja precisa de novos ares. Esse período de ausência nossa da Igreja faz bem a Igreja. A Igreja precisa viver um momento sem a nossa presença.
Mas alguns acham que são insubstituíveis. Outros acham que as coisas não funcionarão. Alguns têm até mesmo receio que outros assumam a liderança. Sei de colegas que saem de férias, mas no dia da sessão retornam para presidir a assembléia.
4. Penso que o pastor precisa entender a natureza das férias. Férias não é só se ausentar da Igreja que ele pastoreia. Féria verdadeira é quando o trabalhador se ausenta das suas atividades pastorais e de todo ambiente eclesiástico.
Confesso que me admiro que muitos colegas que compartilham que em suas férias fizeram: Plano de pregação para pregar em Igrejas de outros colegas em outras cidades e alguns que admitem que em suas férias visitam outras Igrejas para saber o que está acontecendo em outras Igrejas e outros ministérios. Alguns com a finalidade de obterem novas idéias, aprendizado e outros com a finalidade de fazer comparação. Certa ocasião um pastor disse. “Aproveito sempre as férias para saber como estão outros ministérios e comparara com o meu”. Desculpem a expressão, mas tolice. Primeiro que não exercemos ministério para fazer comparações. A natureza do ministério impõe o conhecimento de que todo ministério é honroso e é honrado, independentemente de situações, pseudo crescimento ou verdadeiro crescimento. Segundo, não realizamos o ministério para sermos imitadores. Trocamos idéias, crescemos no aprendizado e no compartihar, mas colega, não se sinta pressionado para fazer o que outros estão fazendo simplesmente por sentir pressionado pelo meio. Paulo disse a Timóteo: “Cumpre o teu ministério”.
Se um colega pastor tem necessidade, vê como algo importante conhecer outros ministérios, mas não se conhece visitando num domingo apenas, deveria colocar em seu planejamento ao longo do ano essa proposta.
Amado, pra mim, férias é um momento especial de descanso. O pastor deveria se esforçar para se desligar de tudo que esteja relacionado ao seu ministério e Igreja. Saio de férias e só leio livro que seja de assunto não religioso. Mantenho minha vida devocional, mas não freqüento nenhum culto (Não se escandalize). Dou-me o direito de aos domingos poder fazer o que não faço ao longo de todo o ano. Acordar e levantar às 9:00h ou às 10:00h. É muito bom! Ir aos cultos fará lembrar-me de coisas da ”minha Igreja”. Não devo. Não preciso. Preciso descansar de tudo que me envolve outros 11 meses.

Não faço planejamento ministerial, de pregação, etc., durante as férias. Procuro mudar totalmente o foco. Aliás, já há muitos anos faço o seguinte. Retorno das férias e não prego na primeira semana ou nos primeiros domingos. Este ano, neste primeiro mês, tenho pregadores para todas as quintas e alguns domingos. Retornei às atividades. Tenho várias reuniões marcadas, visitas, atendimento e estou ajustando meu planejamento pessoal e pastoral que iniciei em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário